Fotos: Arquivo Pessoal
Nascido e criado em Ivorá, Josemar José Copetti
i, 59 anos, foi casado por quase quatro décadas com Celina Fatima Copetti, 59 anos, com quem teve quatro filhos: Alex, 38, Jucele, 36, John Leno, 28, e Jean Carlos, 23. Ele também era avô da pequena Helena, que completará 6 meses de vida no domingo.
- O maior orgulho do pai foi conhecer a neta. Ele era apaixonado pela Helena. A vida toda ele pediu aos filhos que um deles desse um neto ou uma neta a ele - emociona-se John Leno.
Ainda segundo a família, Copetti amava a lida no campo e trabalhou a vida toda como agricultor.
- O pai dizia o que precisava, a quem quer que fosse. Ele amava assar carne para os amigos e para a família. Também gostava muito de ir ao nosso centro de tradições gaúchas de Ivorá, onde tinha muitas amizades - acrescenta o filho.
Jean Carlos, o caçula, ainda morava junto com os pais e os ajudava em todas as atividades do dia. Copetti e o filho mais novo eram muito amigos.
O agricultor gostava muito de esportes e, por muitos anos, jogou, de forma amadora, no time Bom Sucesso, da Colônia Pereira de Souza. Quando saiu de campo, ele se tornou treinador da equipe. Mais tarde, foi técnico do Clube Esportivo União, de Ivorá.
Integrante do Centro de Tradições Gaúchas Centelha do Imigrante, também na cidade vizinha, ele tratava os demais integrantes do local como uma segunda família. Todos os anos, em setembro, um rodeio era realizado em Ivorá, ocasião em que Copetti aproveitava para celebrar o aniversário e comemorar com carne assada e bebidas para a invernada do centro tradicionalista.
- Ele foi convidado para participar do CTG e nunca mais quis sair. Fazia quase 15 anos que o pai frequentava a invernada. Ele não media esforços para nos ver bem. O que ele pudesse, ele nos dava. O pai era muito brincalhão, mas quando tinha que ser sério, ele era. Eu o ajudava na lida do campo e acordávamos bem cedo todas as manhãs - recorda Jean Carlos.
À família, ele deixou o legado de respeito e ajuda ao próximo.
O agricultor morreu em 19 de julho, no Hospital de Ivorá. Copetti foi sepultado no dia seguinte, no Cemitério Municipal, em Ivorá. A família preferiu não divulgar as causas do falecimento.
OUTROS FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E REGIÃO
Funerária Cauzzo
23/08
Jane Terezinha dos Santos, aos 65 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Rodrigo Vaz da Silveira, aos 40 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
24/08
Guilhermina Schmidt Pasqualoto, aos 79 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Ida Giacomelli Trevisan, aos 91 anos, foi sepultada no Cemitério Santa Rita, em Santa Maria
Ely Maria Favarin Miollo, aos 85 anos, foi sepultada no Cemitério São José, em Santa Maria
25/08
Dirnei Rodrigues Pinto, aos 81 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
26/08
Idalina Moreira do Amaral, aos 98 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Doraldina Tereza Almeida Garcia, aos 85 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
As informações sobre falecimentos podem ser enviadas para natalia.zuliani@diariosm.com.br ou pelo telefone (55) 3213-7122